terça-feira, 24 de janeiro de 2012


Velhos e veículos.

Sei que muita gente não vai gostar, mas eu, cada vez mais, acredito que as provas para direção para pessoas acima de 60 anos deveriam ser mais rígidas.

Explico: 
1) sexta-feira, 12h30 BR 101 quase entrando em João Pessoa um velho perde a entrada à direita e resolve "parar" no meio da pista. Resultado: eu que vinha atrás, em velocidade de BR não consigo frear e bato na traseira do carro dele. Curiosamente, embora ele tenha sido batido-na-traseira, preferiu não chamar a polícia, e disse que a seguradora do carro dele pagaria meu prejuízo. No mínimo ele devia estar com a carteira vencida. Arquei com 300,00 de prejuízo.
2) Hoje, estacionei o carro em Boa Viagem porque Luiza queria se despedir da praia. Parei bem na ponta da calçada, já para ninguém parar o carro na minha frente e me "trancar", como é de hábito dos nativos. Pois não é que um velho resolveu estacionar na minha frente! E bem na hora em que estávamos voltando para o carro. Ví tudo, toda a barbeiragem e a batida na frente do meu, já acidentado carro...  Quando fui reclamar ainda ficou rindo. Tipo retardado quando não entende o que está acontecendo. 
3) Sento para ver o jornal na TV e a primeira matéria é sobre um velho dirigindo numa rodovia de São Paulo (tudo filmado pelo carona de uma moto) fazendo mil-e-uma barbeiragens até que bate - na contramão - em um carro, que tomba e quase mata os ocupantes. 

Pensei: hora de comentar no blog.

O Detran tem que tomar uma providência. 
Se a idade não tira todas as capacidades da pessoa, é sabido e comprovado que os reflexos e a capacidade de tomar decisões com rapidez, sob pressão, são afetadas. E mesmo que a pessoa saiba o que fazer, muitas vezes o corpo não responde, pois não tem mais tonus muscular para isso.

Sinto muito pelos meus amigos que dirigem, mas acima de 60 anos a pessoa deveria ter consciência e dirigir cada vez menos, e como consciência espontânea não existe na selva dos motoristas, acho que uma ajuda do Poder Público seria muito bem vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário